‘Tecnologia?Só 2 horas por dia!’: A Ciência ensina como pais podem promover a inteligência infantil

‘Tecnologia? Só 2 horas por dia!’, é o que refere a Psicóloga Patrícia Araújo, Directora da Método Positivo – Consultoria, Coaching, Psicologia Positiva & Mindfulness.

Na verdade, não existe um consenso exato e esta ideia das duas horas de ‘tech’ é meramente orientativa.

No entanto, se partirmos do princípio que muitas crianças já usam tecnologia na escola e noutros contextos, é importante que em casa existem estímulos diversificados.

Para este artigo, entrevistamos a Psicóloga Patrícia Araújo, para descobrir que outro tipo de estimulação faz sentido para promover os vários tipos de inteligência!

1- Desenhar, pintar …criar…

Sempre se soube que o desenho infantil é uma área fundamental para o desenvolvimento, servindo inclusivé commo técnica de avaliação psicólogica do desenvolvimento infantil. Um estudo recente publicado no
British Journal of Developmental Psychology revelou dados variados e interessantes sobre a expressividade e o desenho na presença de diferentes figuras de autoridade, mas principalmente que estudos sobre desenho infantil são importantes para ajudar pais e até os profissionais a entender como as crianças estão a sentir-se e como está o seu mundo emocional.

A Psicóloga tem inclusivamente realizado investigação publicada internacionalmente sobre o Desenho da Figura Humana .

Acredito que o desenho livre, sem estrutura, sem limitações é uma das formas mais fundamentais para o desenvolvimento de vários tipos de inteligência, criatividade e até inteligência emocional e gestão de emoções (caso os pais aprendam a fazer essa estimulação!’ – Diz Patrícia Araújo

2- Múltiplas Inteligências, Múltiplos jogos!

Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

Um outro tipo de Inteligência é a corporal-cinestésica e é, frequentemente, um pouco esquecida.

O desenvolvimento motor e de um corpo saudável é apenas o início, a inteligência cinestésico-corporal está altamente desenvolvida usualmente em atletas, bailarinos, atores, e outros profissionais que têm de usar o corpo e conhecer profundamente os os limites e como se desenvolverem ainda mais.

As crianças já praticam a Educação Física, mas essa é uma ciência concreta e um conteúdo curricular, logo é estruturado (e até tem nota final!). As crianças necessitam explorar o corpo e o seu potencial, sem estar constantemente em situações de avaliação!

Voltar a práticas livres, no quintal, no parque, sem ser avaliado pelos outros, é essencial. Se tem receio que as Bolas fujam para longe e partam as janelas dos vizinhos, também já existem soluções (Espreite aqui). No Verão, com o tempo quente, as soluções são ainda mais interessantes, brincar nas Piscinas , Skate , Ping-Pong , Badminton de Praia

A prática motora irá trazer muitos outros benefícios de saúde, como por exemplo, a prevenção da Obesidade. Os dados recentes sobre a obesidade infantil em portugal são assustadores… De acordo com dados do do site oficial do Sistema Nacional de Saúde, em 2017, 32% das crianças (7 anos) do sexo feminino apresentavam excesso de peso (incluindo obesidade), o mesmo acontecendo em 29% das crianças do sexo masculino (Ver artigo aqui!).

3 – Educação Financeira & Empreendedorismo infantil

Uma outra área interessante é a educação financeira e o empreendedorismo infantil. Tem vindo a crescer as iniciativas neste campo!

‘Eu Sou uma firma defensora da educação financeira desde os primeiros anos de idade. Frequentemente, muitos pais limitam-se à educação para a poupança, mas o mundo da educação financeira é imensos e já existem cursos até de empreendedorismo para crianças! – refere a Psicóloga. Começar com Mealheiros divertidos é uma primeira abordagem, mas existem vários jogos educativos que encontra facilmente
jogos de tabuleiro e Puzzles e construções que promovem a capacidade de iniciativa, autonomia e gestão.

4- Adultos…aprendam a brincar. Reconectem-se com a vossa Criança Interior!

Recentemente li um artigo que reflecte quase tudo o que a comunidade científica defende: “É Urgente ensinar as crianças a brincar” . Honestamente, nunca pensei ver isto a acontecer, mas é verdade. Mas, mais importante ainda é voltar a ensinar os pais a brincar…

“Há uns anos num caso de consulta psicológica que acompanhei, a certa altura pedi ao pai da criança de 2 anos, que brincasse um pouco, pois eu queria observar a interação deles. Ele olhou para mim estupefacto e disse “Como assim?!” – Conta a Psicóloga.

O pai confessou que não sabia brincar com a criança. A não ser que fosse um jogo com regras , de tabuleiro ou no tablet, ele não sabia interagir.

Pode parecer estranho este acontecimento, mas a Psicóloga diz que não é a primeira vez. ” Os adultos desligaram-se da criança interior. Esqueceram-se que foram crianças e querem a todo o custo, que as crianças cresçam rapido e sejam seres humanos capazes e desenvolvidos. Mas para isso, é necessário vivenciar um infância plena!”

5- E, Por fim, o Mindfulness para todos!

As práticas meditativas, nomeadamente o mindfulness, tem já evidências científicas imensas , um pouco por todo o mundo! E neste aspecto, eu até incentivo a usar a tecnologia ” – Partilha a psicóloga, que também é instrutora de Meditação e Mindfulness, um pouco por todo o mundo.

Ainda por cima, já existem imensas APP’s gratuitas com meditações gravadas para todos, incluindo a maior app do mundo de meditação : o Insight Timer

Insight Timer
Insight Timer – A Maior APP de meditação do Mundo, com milhares de meditações grátis e múltiplas línguas

Patrícia Araújo tem tido óptimas experiências com o ensino da meditação a pais e crianças. A sua meditação “Prática da Floresta Mágica para Crianças”
(Gratuita e Disponível aqui) já atingiu mais de 2 mil pessoas e tem reviews escritas de pais que são realmente convincentes.

Para Ouvir gratuitamente as meditações audio de Patrícia Araújo, clique aqui e experimente! Se nunca experimentou, comece por uma técnica de Relaxamento simples mas maravilhosa através da meditação “O meu Lugar seguro”, com mais de 5.000 plays! Prepare-se para mudar a sua vida e a forma como promove a inteligência dos seus filhos!

Patrícia Araújo, PhD

Entrevista Realizada à Psicóloga Patrícia Araújo, em Fevereiro de 2019, para o “Blog da Plimm” (Plimm Happy Store). Para saber mais Sobre Patrícia Araújo Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook da Plimm
Ir para a Loja
Mande-nos um email